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GDF quer mais R$ 63 milhões para publicidade institucional

Foto: Divulgação

26 de março 2020

Contrária ao projeto do Poder Executivo, Júlia Lucy ressalta que o momento é de “assegurar o aceso à saúde, às ações sociais para quem precisa e medidas de socorro ao setor produtivo, que pode deixar de gerar milhares de empregos neste momento de crise”, defende.

A deputada Júlia Lucy (Novo) se posicionou de forma contrária à proposta do Poder Executivo (PL nº1030/2020) que amplia em R$ 63 milhões o orçamento para a verba de publicidade institucional do GDF. A medida deve ser votada pela CLDF na próxima terça-feira (31), elevando em mais de 60% os recursos à disposição do governo, que podem chegar a R$ 170 milhões para, além das divulgações e campanhas de utilidade pública, também financiar propagandas institucionais e soluções de comunicação social. A justificativa é a necessidade de fazer campanhas de combate ao Covid-19.

“O governo tem feito muito bem sua parte no combate à Pandemia, não se pode negar, mas não há necessidade de ampliação da verba para publicidade, uma vez que ele tem mais de R$ 90 milhões em caixa para isso.”

Fiscalização realizada pela parlamentar no Sistema de Gestão Integrada de Gestão Governamental (Siggo), que registra as movimentações financeiras do GDF, mostra que até a tarde de quarta-feira (25), o governo havia autorizado R$ 54,5 milhões, empenhado R$ 17,3 milhões e liquidado (efetivamente pago) apenas R$ 2,1 milhões, dos R$ 108,6 previstos para essas ações no orçamento de 2020.

Desse total, R$ 59,8 milhões são destinados para propagandas de utilidade pública, R$ 36,8 milhões para publicidade institucional e R$ 12 milhões para soluções em comunicação. Júlia Lucy defende que os recursos sejam destinados para assegurar apoio às pessoas em situação de rua, vulneráveis, trabalhadores informais como motoristas de aplicativo e táxis, além de comerciantes e demais empreendedores.