FESTURIS iniciou hoje com sobrevoo de balão e segue até sábado em Gramado
Rio Grande do Sul, um GRANDE destino!

Empresas querem utilizar drones para oferecer conectividade 5G

Foto: Divulgação

06 de novembro 2020

Ideia é lançar uma frota de pequenas aeronaves na estratosfera para oferecer cobertura móvel para áreas extensas.

Duas empresas do Reino Unido anunciaram seus planos de lançar uma frota de drones para oferecer conexão 5G para grandes áreas, principalmente em áreas rurais.

O projeto é apoiado pela operadora Deutsche Telekom. A ideia é colocar no ar dezenas de drones com autonomia de voo de 9 dias, numa altitude de 20 km.

Cada drone teria o tamanho de três metros quadrados e pesaria 120 kg. O sinal móvel seria transmitido para o solo por meio de antenas que utilizam energia de células de hidrogênio.

De acordo com as empresas, seriam necessários 60 drones para cobrir todo o Reino Unido com a conexão 5G, oferecendo velocidades superiores a 100 Gbps.

As empresas Cambridge Consultants e a Stratospheric Platforms Limited afirmam que a frota de drones teria apenas uma fração do custo de construção e manutenção da infraestrutura terrestre tradicional, além de impacto ambiental mínimo.

Um teste bem sucedido foi realizado em setembro passado, utilizando um avião voando abaixo de 20 km de altitude. Porém, o drone ainda está no papel, sendo desenvolvido.

A primeira rede comercial está prevista para começar a operar na Alemanha, em 2024.

O diretor da I Digitais Rafael Kern lembra que a primeira iniciativa de uma forma tão inovadora como está foi da Gigante Google que lançou balões para testar a conectividade e deu super certo. No último teste o balão da Google ficou 312 dias voando isso são mais de 10 meses em pleno ar, sucesso total. Esse é o mundo da tecnologia.