Frutas cítricas e o cálculo renal
Falta de acesso à internet causa crise profunda na educação global, diz Unicef

Dr. Magno Bacelar, prefeito de Chapadinha (MA) será o 1º homenageado do Prêmio Destaque Saúde Total em 1º Lugar

Fotos: Divulgação

07 de junho 2020

O presidente do Grupo Total, Marcelo Mesquita, estará fazendo, no decorrer desta semana, a entrega do troféu pessoalmente ao Dr. Magno

Da Redação

São Luís – MA – Prefeito com maior número de mandatos do município de Chapadinha (MA), exercidos nos anos de 2000 a 2008 (2) e de 2017 até o presente, com amplas chances de reeleição neste ano, Magno Augusto Bacelar Nunes, o Dr. Magno Bacelar, vem se destacando como um dos administradores mais atuantes na luta pela preservação de vidas durante este momento da pandemia do Covid-19.
Gerindo uma cidade de 79.675 habitantes, segundo dados do IBGE, em 2019, tem contabilizado números que comprovam o bom gerenciamento nessa crise. O boletim da Vigilância Epidemiológica contabilizado até o último dia 05/06 mostra o seguinte resultado: 1.298 diagnósticos positivos de Covid-19, com o número de curados ou recuperados tendo aumentado para 738. Os casos suspeitos são 1.557 e 701 foram descartados e o registro de óbitos agora são 22 confirmados e 01 óbito suspeito de covid-19.
Fazendo uma comparação, em termos percentuais com relação à população, com os números a nível nacional e Chapadinha, temos o seguinte quadro:

BRASIL CHAPADINHA
População: Em torno de 210 milhões de habitantes População: Em torno de 80 mil habitantes
Casos confirmados: 0,293% Casos confirmados: 1,625%
Recuperados: 0,121% Recuperados: 0,922%
Mortos: 0,0162% Mortos: 0,0275%
Fazendo-se uma comparação mais elucidativa, da situação entre ambos, temos o seguinte:
BRASIL CHAPADINHA
Percentual comparativo entre casos:
CONFIRMADOS x MORTOS 5,532% 1,692%
CONFIRMADOS X RECUPERADOS: 41,463% 56,769%

Estes números comprovam que, entre casos confirmados e mortos, Chapadinha obtém um resultado 3,261 vezes melhor que o país e, entre confirmados e recuperados, a diferença a favor de Chapadinha é de 36,91%.
Conversamos com o prefeito para nos informarmos sobre o motivo da obtenção desses resultados e ele, como sempre muito solícito, tinha a resposta na ponta da língua: “Trabalho, dedicação e acompanhamento da situação diuturnamente e, acima de tudo isso, a nossa preocupação coma preservação da vida da população”.
“Vale salientar, ainda, que a união de esforços de toda a equipe, conscientizada de que este é o caminho, também tem contribuído sobremaneira para essas conquistas, o que nos deixa muito felizes esperançosos de que, continuando com essa perseverança, vamos conseguir números bem melhores e vamos vencer esse inimigo tão perigoso”, completou Dr. Bacelar.
A equipe da Revista Total e do Blog da Revista Total procurou levantar, nos últimos 10 dias, algumas ações mais concretas, dessas que o prefeito falou, levantando o que segue:

23/05/2020 – Compra de testes Covid-19
A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria de Saúde, diante do crescimento do número de casos confirmados na cidade, autorizou a imediata compra de mais 1.000 (mil) testes para garantir o diagnóstico de casos suspeitos. De acordo com o prefeito, o governo municipal segue monitorando os casos e realizando os investimentos que se fizerem necessários para enfrentamento da pandemia noo município.

24/05/2020 – Ginásio poliesportivo disponibilizado para ação de atendimento ao Covid-19
Devido à grande demanda, com a finalidade de evitar aglomeração e oferecer maior comodidade aos pacientes com suspeita de Covid-19, a Secretaria de Saúde de Chapadinha traçou uma nova estratégia e os testes serão realizados, a partir desta segunda feira (25), no Ginásio Poliesportivo Nonato Vale.
Os pacientes com sintomas gripais serão atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde e notificados, obedecendo o período de tempo necessário, pela equipe da saúde que ligará para agendar dia e horário para realização do teste.

26/05/2020 – Prefeitura distribui kits de medicamentos em UBS’s
Após renovar o estoque de medicamentos, a Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os protocolos e estratégias de uso de medicamentos para o enfrentamento ao Covid-19 no município.
O ponto de partida é a definição dos sintomas. Feito isso, haverá a disponibilização de medicamentos para doentes acometidos da forma leve, tais como: azitromicina, zinco, ivermectina, hidroxicloroquina e paracetamol ou dipirona. E assim, para cada tipo de diagnóstico, serão entregues os medicamentos correspondentes.
A composição do kit garantido a cada paciente depende de avaliação individualizada do caso e da respectiva prescrição médica.
De acordo com a Secretaria de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde já estão capacitadas a prestar toda assistência, acompanhamento dos pacientes e distribuição dos kits de medicamentos de acordo com a indicação médica.

04/06/2020 – Veículo entregue para enfrentamento do Covid-19
O prefeito Magno Bacelar fez a entrega oficial de um novo veículo, que passa a integrar a frota da Secretaria de Assistência Social e vai auxiliar o atendimento da Proteção Social Especial e nesse momento de pandemia, será utilizado na atuação das equipes que estão ligadas diretamente ao enfrentamento da Covid-19.
O veículo foi adquirido através de uma emenda da senadora Eliziane Gama.
“A união faz a forca e o nosso sentimento é de gratidão. Esse transporte vai expandir o trabalho da instituição e ajudar no atendimento social”, disse a secretária de Assistência Social Danúbia Carneiro.
A equipe do Grupo Total, sob o comando do seu presidente, Marcelo Mesquita, encontrava-se realizando os levantamentos sobre da gestão do prefeito Dr. Magno Bacelar, com o intuito de diagnosticar as possibilidades de sua reeleição. Após a conclusão dos mesmos, ficou amplamente comprovado que a reeleição do Dr. Magno, para a 4ª gestão no comando do município está mais do que garantida.
Marcelo Mesquita vinha, há muito tempo, projetando uma versão do PRÊMIO DESTAQUE TOTAL – o Prêmio Destaque Saúde Total em 1º Lugar -, para homenagear os gestores que vêm se destacando nesse momento de tanta insegurança e tanta preocupação da humanidade com essa pandemia e que vêm fazendo a diferença em seus municípios.

Como a pretensão seria começar com essas ações agora em junho, resolveu, junto com a equipe, iniciar essas homenagens com o prefeito Dr. Magno Bacelar.
Sendo assim, no decorrer desta semana, o presidente do Grupo TOTAL Marcelo Mesquita, estará em Chapadinha fazendo a entrega do prêmio ao Dr. Magno, pessoalmente.