JUDITE BOTAFOGO: ADMINISTRANDO LAGOA DO CARRO COM POUCO DINHEIRO E MUITO AMOR
ILHÉUS, É BOM TODO DIA!

DIANA CÂMARA É INDICADA PARA LISTA TRÍPLICE PARA VAGA NO TRE-PE

Foto: Divulgação

12 de junho 2020

Os nomes escolhidos para a lista tríplice irão compor o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) após escolha do Presidente da República

Da redação

Recife – PE – O Tribuna de Justiça de Pernambuco (TJPE), escolheu os novos nomes para vagas de desembargador eleitoral titular e substituto. A votação aconteceu em sessão remota realizada na manhã do primeiro dia deste mês: 01 de junho. Os nomes escolhidos para a lista tríplice irão compor o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) após escolha do Presidente da República.

Advogada desde 2006, a especialista em Direito Eleitoral Diana Câmara recebeu 31 votos para compor a lista para a vaga de desembargador eleitoral efetivo na classe advogado. Ela, aliás, foi escolhida ao lado dos advogados Rodrigo Beltrão e Paulo Maciel, que tiveram 25 e 24 votos respectivamente.

A lista tríplice que já está em trâmite no Tribunal Superior Eleitoral, mas estava incompleta após decisão do TSE para substituir um dos candidatos (Delmiro Campos). A escolha do TJPE segue para o Tribunal Superior Eleitoral e em seguida para o Presidente de República escolher um dos três nomes. Se Diana Câmara for a escolhida, será a única mulher a ocupar um assento de titular no pleno do TRE/PE.

Diana Patrícia Lopes Câmara, é advogada especialista em Direito Eleitoral.

Nascida no dia 23 de março de 1983, em Recife-PE, concluiu o curso de Direito pela Universidade Católica de Pernambuco em 2005, aos 22 anos. Em 2006, se especializou em Direito Público (pós graduação latu senso) e, em seguida, em Direito e Processo Eleitoral (2008), na segunda turma do estado. Está inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 24.863, onde foi eleita duas vezes como Conselheira Estadual e ocupou diversos cargos de relevância na Ordem, incluindo a Presidência da Comissão de Direito Eleitoral, bem como de Direito Municipal.

Em sua experiência de 15 anos na área jurídica, atuou na esfera privada e pública, escreveu diversos livros e participou inúmeras vezes como professora, palestrante e coordenadora de eventos acadêmicos. É casada com o engenheiro Celso Santo e mãe de Lorenzo. Como advogada, militou nas áreas de Direito eleitoral, cível, saúde, consumidor, administrativo e constitucional e teve atuação em escritório próprio, bem como em escritórios conceituados de advocacia em Pernambuco, a exemplo da Cavalcanti Advocacia e Campos Advogados Associados.

Atualmente, é fundadora e sócia diretora do escritório Câmara Advogados Associados com sede na Ilha do Leite, em atividade desde 2010. Na esfera pública ocupou os cargos de Secretária Executiva de Assuntos Jurídico da Prefeitura do Recife (2013-2014), Coordenadora Jurídica do consórcio público CONIAPE (2016-2020) e Coordenadora Jurídica da Secretaria das Cidades do Governo do Estado (2011-2012). Pela Ordem dos Advogados do Brasil tem atuação de destaque.

Diana também é a atual Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Seccional Pernambuco, sendo a 1ª mulher a exercer este cargo. No âmbito nacional, no biênio anterior, foi Secretária Geral da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB. Em 2015, junto com renomados eleitoralistas de diversos estados do país fundou a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), que vem dando importante e reconhecida contribuição ao Direito Eleitoral e a democracia.

Em 2016, com o fito de contribuir com o amadurecimento do Estado Democrático de Direito e da Administração Pública pernambucana, em conjunto com outros advogados, fundou o Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE), tendo sido escolhida por aclamação como sua Presidente pelo triênio 2016-2019. A entidade tem o objetivo de promover a difusão, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos conhecimentos jurídicos, sociais e gerenciais em Direito Eleitoral, Público e Gestão Pública. Em 2019, se tornou articulista sobre Direito Eleitoral e Eleições no Blog do Magno Martins, tendo abordado semanalmente assuntos relacionados à temática com impacto para candidatos majoritários, proporcionais e, sobretudo, eleitores.

Com o intuito de contribuir com as pessoas e familiares que enfrentam o drama do câncer, Diana idealizou, organizou e escreveu a coleção Câncer 360 Graus – Orientações para uma vida melhor, composta por três livros com enfoque na área médica, jurídica e nutricional, sendo a responsável pelo volume “Orientações Jurídicas” onde constam os principais direitos dos pacientes de câncer.