Chega em Goiânia o Road Show 2020 com vinhos de Portugal

Robério Negreiros pede isenção de IPVA às pessoas com deficiência auditiva
11 de março de 2020
Notícia Urgente! Ibaneis confirma que vai suspender aulas e eventos no DF por cinco dias
12 de março de 2020

Chega em Goiânia o Road Show 2020 com vinhos de Portugal

A diversidade e a cultura portuguesa marcam presença na cidade com seminários, degustações e jogos

          No dia 1º de abril, acontece no Castros Park Hotel o evento que faz parte do projeto “Roadshow 2020 – Vinhos de Portugal”. Além da capital goiana, Belo Horizonte e Brasília também recebem as outras etapas do evento, tendo assim oportunidade de descobrir a riqueza dos sabores proporcionados pelos vinhos portugueses.

          Os produtores portugueses presentes no evento serão: Aveleda, Pathernos-Winemaker, Jean-Hugues Gros Wines Unip Lda, Casa Clara, Casa Relvas, Casa Santos Lima, Carmim, Global Wines, Quinta do Paral, José Maria da Fonseca, Quinta do Vallado, Dona Maria – Julio Bastos, Quinta de S. Sebastião, Quinta das Arcas, Quinta dos Avidagos, D’Alegria Vinhos, Quiz Wines & Spirits, Monte da Ravasqueira, Quinta do Portal, Sogrape Vinhos S.A., Quinta do Crasto, Esporão e Cartuxa – Fundação Eugenio de Almeida.

          Portugal é um dos principais produtores de vinho do mundo e a sua posição no mercado brasileiro tem crescido a cada dia. Em termos globais, Portugal é o nono maior exportador mundial, em valor e em volume. O Brasil, por sua vez, é um dos mercados mais importantes para o vinho português, sendo o quarto mercado em valor e o quinto em volume (IVV/2018). Em relação ao mercado brasileiro, Portugal ocupa um lugar de destaque, pois é o segundo maior país importado, atrás do Chile, com 13,79% do market share em valor e 14,79% do market share em volume (Adão Morellatto/2019).

          O Roadshow começa com uma Masterclass especial sobre os vinhos de Portugal, direcionada aos profissionais do setor, com a presença do orador José Luis Pinheiro, que é Master of Wine Student desde 2018. O evento prossegue com a degustação de vinhos com aproximadamente 190 rótulos presentes. Serão apresentadas as peculiaridades que o país oferece, são mais de 250 uvas autóctones. Os portugueses se destacam por elaborar rótulos singulares, são considerados mestres em fazer “blends”. As variedades mais utilizadas para a produção do vinho tinto são a Touriga Nacional, a Touriga Franca, a Tinta Roriz, a Tinta Amarela, a Trincadeira, a Aragonez, a Syrah, a Baga e a Castelão. Já as castas brancas mais utilizadas são a Alvarinho, a Arinto, a Antão Vaz, a Viosinho, a Verdelho, a Encruzado e a Fernão Pires.

          Ao mesmo tempo em que acontecem as degustações, haverá a parte mais divertida do evento: o “Wine Game”. A proposta inclui três mesas onde os participantes terão que identificar os principais aromas do vinho, as regiões e as uvas presentes em cada vinho. Os vencedores receberão brinde. Não haverá apostas em dinheiro.

          O evento é realizado por meio da agência Exponor Brasil Feiras e Eventos, especialista em Live Marketing.

            SERVIÇO:

            Evento: Degustação de vinhos de Portugal

            Data: 1º de abril de 2020

            Local: Castros Park Hotel

            Endereço: Avenida República do Líbando, nº 1.520 – Setor Oeste – Goiânia-GO

            Horários: Para profissionais convidados, das 16h às 21h e para consumidores    das 18h30 às 21h. Masterclass (palestra com degustação das 15h às 16h,      limitada a 25 profissionais do setor

            Ingressos: www.sympla.com.br (levar o comprovante de compra impresso ou    pelo celular

          Sobre a Exponor

          Fundada em 1856, a Exponor – Feira Internacional do Porto, considerada uma das principais organizadoras de feiras e eventos do mundo, atua na gestão de feiras de negócios em Portugal. No Brasil está presente desde 1998, onde foi constituída como Exponor Brasil. Realiza eventos em diversos setores econômicos, oferecendo serviços personalizados para feiras, eventos, organização de conferências, marketing promocional, marketing digital, ativação de marcas, além de atividades comerciais para setores proativos que buscam opções de negócios no Brasil e no exterior. A agência, além do mais, é responsável pela gestão administrativa e comercial do Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo. Site: www.exponor.com.br.

          Sobre a Vinhos de Portugal

          A marca Vinhos de Portugal – ou Wines of Portugal – foi criada em 2008 e tem como objetivo principal promover a imagem dos vinhos portugueses nos diversos mercados internacionais. É uma marca coletiva liderada pelo (Instituto da Vinha e do Vinho (IVV). Site: www.winesofportugal.info .

            Sobre o orador

          O orador José Luís Pinheiro é Master of Wine Student desde 2018, em uma turma onde há somente cinco brasileiros. Possui diploma em Vinhos e Destilados pela WSET Londres (Wine & Spirits Education Trust) desde Junho de 2017. É certificado pela FWS (French Wine Scholar), Sommelier profissional (ABS-SP), Spanish Wine Educator (The Wine Academy of Spain) e tem cursos de especialização em Champagne – CIVC e Chablis.

          Na área de saques, possui Sake Advanced Certified pela WSET Londres, fazendo parte de um seleto grupo de duas pessoas com tal certificado no Brasil. Dedica-se exclusivamente ao mercado de bebidas, com ênfase em vinhos e realiza palestras e aulas presenciais e on-line para cerca de dez confrarias mensais, tem participação em leilões internacionais, presta consultoria para vinícolas e clientes na definição/aquisição de adegas no Brasil e no exterior. Ele também presta consultoria em diversificação de investimento (liquid assets) e compra/armazenamento de vinhos no exterior para brasileiros.